Sabe-se que no mundo todo, a maioria das espécies de tubarões vem diminuindo de maneira preocupante, porém o declínio das populações do TUBARÃO MARTELO é mais acentuada e preocupante, pois não existe regulamentação nem uma fiscalização eficiente quanto as pescarias destes animais, além disso, o preço das barbatanas no mercado são um estimulo a captura desordenada que existe. Proteger estes animais faz parte do controle do meio ambiente porem, muito além do dever moral de cuidar mais dos animais em extinção, está o dano incalculável que a perda de um grande predador pode trazer. Tubarão martelo é o nome comum dado a um número bastante razoável de espécies de tubarões, acredita-se serem pelo menos dez, porém apenas três delas são de animais perigosos para o homem.
Esse é um predador que se dedica a prática do canibalismo comendo outros pequenos tubarões, além de peixes, polvos ou lulas, além de outros animais que possa encontrar em seu habitat. O tubarão martelo é bastante diferente do demais uma vez que se caracteriza por projeções que tem dos dois lados da cabeça onde se localizam os olhos e também as narinas e que o auxiliam durante o nado, pois o formato aerodinâmico lhe dá agilidade na hora de virar a cabeça. È também um animal muito sensível ao detectar campos magnéticos e pode fazê-lo com alguns tão minúsculos que pode sentir os pequenos peixes somente pelos batimentos cardíacos.
O nome do tubarão martelo é devido às saliências dos lados da cabeça que tem o formato de um martelo. O acasalamento do tubarão martelo é engraçado pois, ele persegue a fêmea, mordendo-a até que esta ceda a suas investidas. A fecundação é geralmente interna e a incubação dura de 10 a 12 meses, o número de filhotes são muito variáveis.
Fonte:http://www.culturamix.com/animais/tubarao-martelo
http://www.infoescola.com/peixes/tubarao-martelo/
http://www.discoverybrasil.com/tubaroes/detalhe/martelo/index.shtml
Comentário: O tubarão martelo, assim como todos os animais, tem um papel importante na natureza, para o equilíbrio ecológico, ele não pode ser vítima da pesca descontrolada, a população de tubarões-martelo está diminuindo, o número de animais dessa espécie existentes hoje em dia corresponde a apenas 10% do que havia em 1986.
Nós estudamos o Sphyrna tubarão martelo, em uma aula sobre os condrictes, ministrada pelo professor Wagner e aprendemos que são anmais com corpo "achatado", dorsoventral expandido, são vivíparos e "placentários" (essa placentação é derivada do saco vitelínico), entre outros. Enfim, vamos respeitar e preservar a nossa BIODIVERSIDADE!
Seguem algumas fotos feitas por nós durante a aula de condrictes:
Tubarão Martelo
Poly
Beijos BiA
Nenhum comentário:
Postar um comentário