Cartilha sobre educação ambiental que enfoca a preservação dos quelônios
Já está disponível, em pdf (http://www.ibama.gov.br/wp-content/files/A_lenda_da_tartaruga.pdf), uma cartilha sobre educação ambiental intitulada A Lenda da Tartaruga. Escrita por Antônio Alencar Sampaio, com ilustrações de Fátima Feijó, ela foi lançada pelo Centro Nacional de Informação Ambiental (CNIA) e enfoca o trabalho realizado pelo Projeto Quelônios da Amazônia (PQA) há mais de trinta anos.
Em forma de literatura de cordel, o texto leva o leitor, através de uma lenda, a conhecer a trajetória das tartarugas que atravessam as águas doces e salgadas, as quais, adaptando-se a tamanhos e formas para bem sobreviverem, mantêm o seu dom original de andar tranquilo, tentando cumprir a sua missão na Terra. Dirigida ao público infanto-juvenil e a educadores em geral, a publicação busca sensibilizar o leitor acerca do universo desses animais.
Segundo Maria de Lourdes Cantarelli, coordenadora do Projeto de Educação Ambiental Permanente PMIQ/Juruli-PA, “o livro reproduz, com simplicidade poética e ecológica, como as tartarugas se reproduzem, a sua fragilidade diante de seus predadores, de quais ecossistemas ela faz parte e explica o quase desaparecimento das espécies em função da perseguição humana, fazendo um apelo ao leitor para que, segundo a lenda das treze placas contidas no plastrão das tartarugas, as mesmas não desapareçam levando com elas toda a história do universo que nelas está gravada e não se dê um vácuo no próprio universo pela sua partida”.
Para Antônio Alencar Sampaio, o trabalho faz parte de uma linha pedagógica de informação e sensibilização que visa, através de cordéis, a proporcionar uma forma lúdica de abordar a questão ambiental – no caso, a tartaruga da Amazônia. “A tartaruga tem valores simbólicos para diferentes civilizações, em todo o mundo. Nessa oportunidade, abordamos sua representação no consciente coletivo do povo indígena e na tradição dos povos pré-colombianos”, afirmou o autor.
Comentário:Sensacional a idéia de transformar a tragetória da tartaruga (que é muito importante para vários ecossistemas) em uma história didática para crianças e até mesmo jovens ou adultos!
Beijos Poly
Beijos Poly
Nenhum comentário:
Postar um comentário